Single Blog

Como escolher a impressora certa pra você!

dezembro 6, 2019, Written by 0 comment

Os detalhes são importantíssimos para não se arrepender

Desde sua criação, a impressora tem passado por diversos ajustes, com opções cada vez mais eficientes e modernas. Seja no trabalho ou em casa, são frequentemente utilizadas e, para cada caso, recomenda-se uma delas. São tantas alternativas disponíveis no mercado que escolher o modelo mais adequado torna-se difícil. É necessário conferir as especificações antes de eleger um tipo.

Impressora a jato de tinta

A impressora a jato de tinta surgiu na década de 50 e é bastante popular. É equipada com quatro cartuchos, ciano (cyan), magenta (magenta), amarelo (yellow) e preto (black), capazes de reproduzir a maioria das tonalidades. Costuma ser a opção mais barata do mercado, entretanto, há algumas com preço mais salgado para aqueles que desejam imprimir fotos ou utilizar papéis com formatos diferentes.

O cartucho, repleto de tinta líquida, derrama pequenas gotas no papel, formando o documento a ser impresso. Apesar de ser em conta, esse tipo de impressora costuma gastar muito pigmento. Se a demanda de impressão for alta, será necessário substituí-lo frequentemente. O equipamento pode ser um pouco devagar para imprimir muitos arquivos e é ideal para impressão de fotos.

Impressora a laser

O modelo a laser funciona a partir de eletricidade eletrostática e são ágeis. Por não utilizar tinta, não há marcas de resíduos na impressão. O cartucho de toner costuma durar bastante tempo, mas é mais caro do que os da impressora a jato de tinta. Ao contrário da anterior, é indicada para textos e não suporta papéis de tamanhos diversos.

Impressora Bulk Ink

A impressora Bulk Ink, também conhecida como “tanque de tinta”, é uma variação da primeira, com reservatórios para podermos inserir o pigmento. Com grande capacidade de armazenamento, é mais econômico do que a jato de tinta.

Impressora Multifuncional

Ainda existe a impressora multifuncional, capaz de imprimir, digitalizar e até tirar xerox. Como o modelo é um pouco mais caro, é interessante avaliar se todas as funções serão utilizadas. É uma ótima opção para empresas.

Conexão

Atualmente, os equipamentos podem ter:

  • Porta USB, para conectar o notebook ou computador de mesa à impressora;
  • Ethernet, possibilitando que vários dispositivos estejam ligados ao equipamento;
  • Recurso Wi-Fi, ideal para os computadores que ficam distantes do aparelho.

Mais detalhes

Na hora de adquirir sua impressora considere também:

  • A resolução do dispositivo, que pode ser de 600 dpi ou 1200 dpi. Quanto maior, mais nítida será a impressão;

Se a marca escolhida oferece peças, suprimentos e assistência técnica de fácil acesso e indica, inclusive, quais cartuchos são recomendados.

Rita Chiummo

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *