Single Blog

MINIMALISMO, ESTILO DE VIDA OU MODA?

fevereiro 28, 2020, Written by 0 comment

Um casamento com aquilo que é essencial

Você já ouvir falar em minimalismo? O significado pode ser confuso fora de contexto, mas quando aplicado a um campo específico, torna-se mais fácil de compreendê-lo. Para se ter uma ideia do quão vasto o termo pode ser, é possível encontrá-lo na político, artes, design, moda e arquitetura. O estilo de vida minimalista é uma das vertentes mais conhecidas e comumente abordado nos meios digitais.

Um estilo de vida

Os minimalistas buscam reduzir o consumo exacerbado e investir em experiências que agreguem valor. Para comprar algo, costumam se atentar a alguns pontos:

  • Qual a razão da compra? Necessidade ou puro impulso?
  • Qual o item que será comprado? É de boa qualidade ou será descartado em pouco tempo?
  • Como será usado? Como é sua cadeia de produção?
  • Como será comprado? Qual a forma de pagamento? Será preciso criar uma dívida?
  • Qual a forma de descarte do produto? Ele vai gerar mais lixo ou poderá ser reciclado?

O objetivo dessa filosofia é eliminar tudo o que é superficial para dar atenção ao que realmente importa. Saúde e bem-estar são algumas das prioridades dos minimalistas, assim como o convívio com pessoas importantes, como familiares e amigos. O minimalismo relativiza padrões que podem ser considerados certos ou errados pela sociedade, para que o indivíduo não se sinta sobrecarregado. E ao contrário do que muitos prezam, os adeptos acreditam que descansar e ser menos produtivo é importantíssimo para se manter saudável.

O minimalismo anda de mãos dadas com a sustentabilidade. Talvez, por esse motivo, tenha se tornado tão popular. Reduzir a utilização desenfreada dos recursos naturais, diminuir a redução de gases poluentes e a produção de resíduos são algumas das premissas de quem daqueles que se consideram minimalistas.

Para se inspirar

A produção ‘Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes’, disponível na Netflix, fala sobre esse estilo de vida. Os personagens principais, Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, contam como decidiram largar seus empregos estáveis para ir em busca de algo que trouxesse mais satisfação e bem-estar. Eles escreveram um livro sobre essa experiência, o ‘Minimalismo: Viva Uma Vida Significativa’, e o filme mostra, justamente, a turnê de divulgação da obra pelos Estados Unidos.

28

Giovana Del Prette, psicóloga e supervisora clínica em Análise do Comportamento no Instituto de Psiquiatria da USP, acredita que a filosofia pode ser benéfica à saúde mental. A especialista afirma “o principal do minimalismo é preencher o espaço [antes repleto de objetos] com relacionamentos de verdade, mais tempo de convivência e não de isolamento”.

O minimalismo vai muito além de uma moda passageira e, para ser um adepto, é preciso levar a questão a sério. A filosofia não só ajuda a estabelecer limites pessoais, mas também é benéfica ao meio ambiente. Caso tenha interesse, sugerimos que pesquise um pouco mais sobre o assunto. Se você achar interessante e perceber que as ideias vão de encontro com os seus propósitos, faça uma tentativa!

Rita Chiummo

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *